DICAS: COMO COMEÇAR A SURFAR?

Hoje, começamos já com as minhas grandes tigelas em Hendaye… não, estou a brincar… bem, há algumas de qualquer maneira porque faz parte dos primeiros testes, as primeiras ondas 😉 No vídeo abaixo, encontro a Maria na praia para seguir uma verdadeira primeira aula de surf: nós aprendemos o básico (escolha a sua prancha, descubra o equipamento, aprenda a postura certa, aqueça-se… mudar para a água, sinta o oceano, as ondas e o surf !).

Claro, o vídeo é muito informativo, especialmente sobre postura, mas se você não é fã, eu escrevi abaixo o conselho de Maria, minha super treinadora e embaixadora:

Um bom equipamento adaptado para começar bem
É verdade que é lindo as lindas pranchas de alguns surfistas que vemos no Instagram, mas quando começamos, não vamos para o mesmo formato, mas sim para uma prancha de espuma. Muito mais leve, menos perigoso, ele também terá que ser escolhido no tamanho certo (no meu caso um 8

Note que o quadro é composto por várias partes que você deve conhecer para se posicionar nele e seguir as instruções do seu professor:

A frente é chamada de nariz, a cauda traseira (como o rabo de peixe)
As laterais: as calhas onde não é necessário pendurá-las, caso contrário a placa perde a sua estabilidade
a trela: que ligamos à perna de trás, que nos liga à prancha para evitar que a percamos
Os punhais: localizados sob o tabuleiro…. para a direção 😉
Finalmente, é essencial não esquecer de “WAXER” a sua prancha para não escorregar quando a aperta!

  1. aprenda o básico de Surf na… a praia

E sim, quando você começa, é importante fazer um curso com um professor E não pular os passos jogando-se diretamente nas ondas do oceano. E o primeiro passo é aprender a entrar no quadro:

Na postura deitado: os dedos dos pés devem estar ao nível da cauda da prancha. Se você estiver muito à frente, a prancha irá mergulhar para baixo, para trás, você será freado, não pegará nenhuma onda, a prancha irá ondular. Da mesma forma, minhas pernas estão apertadas, se elas estão espalhadas, eu vou balançar. Finalmente, estou embainhada, enfrento os meus abdominais e as minhas costas.
Nesta posição, vou remar, mantendo os dedos apertados e raspando a tábua.
Olho para a frente… mas também para trás para ver a chegada das ondas (ou não) e preparo-me para apanhar uma (ou não)
Quanto mais a onda se aproxima, mais eu mudo de ritmo, eu acelero….
até eu dar o impulso para me levantar e ficar de pé no quadro SEM apanhar os carris do quadro.
Quanto à postura de pé na prancha, é uma questão de colocar as mãos debaixo dos ombros, dar um grande impulso (como a leitura de uma bomba) e posicionar uma perna na parte de trás, uma perna na frente (terá de determinar primeiro a perna de apoio) e levantar a guarda ao nível do braço: um braço estendido à frente e o outro atrás a 90 graus. Seus pés devem ser planos e seus joelhos dobrados, mas mantenha seu peito reto e olhe para longe da frente.

  1. Mas antes de entrar na água, você também precisa estudar o local e integrar alguns conceitos de segurança

Uma vez que você tenha treinado para decolar da praia, para registrar a postura correta, é essencial estudar as ondas, o local, a praia, o local onde você vai surfar, inclusive acompanhando um professor porque há regras. No surf, somos frequentemente feridos por causa da prancha (trela ou pranchas de punho).

Ao entrar na água E em geral, nunca segure sua prancha pela trela, especialmente amarrando-a em torno de seus dedos ou mão, você pode se machucar muito se uma onda chegar e puxar violentamente sobre ela. Segure sempre a sua prancha pela parte de trás ou pela base da trela (a parte que não é feita de plástico).

Se eu cair, tento cair de barriga para baixo. Se eu vejo alguém correndo para mim, eu não grito, eu não espero que ele ou ela venha até mim, eu vou embaixo d’água e protejo minha cabeça.

Antes de ir surfar, estudo as ondas, onde estão os surfistas? Onde eles estão muitas vezes é onde estão as ondas. Para entrar na água eu não vou ON them, vou dar a volta no ponto para não atrapalhá-los se eles pegarem uma onda. Estou a chegar ao pico. Se as ondas são muito grandes para mim, fico na borda para apanhar musgos. Lembre-se que é sempre a SURFER que tem prioridade sobre a que vai offshore. É sempre importante evitar perturbar o surfista na onda, ou é um principiante que aprende, ou um surfista que chega rapidamente. Preciso mesmo de contornar esta prioridade e respeitá-la.

Finalmente, há algumas regras implícitas de cortesia: quando chego no local, saúdo a todos, respeito as ondas e não levo a bomba “a onda mais bonita”. Eu espero e gradualmente serei deixado com ondas. Se eu pegar a mais bela onda, inevitavelmente, as outras não serão legais comigo. O surf requer esta mentalidade de respeito e paciência.

Uma pequena nota sobre o vocabulário:
Se belas ondas chegam, falamos de uma série, se pelo contrário, não há mais, é uma “acalmia”. Permite-lhe regressar ao mar aberto, para recuperar 😉

Depois de todos estes conselhos, é hora de aquecer um pouco o corpo, as articulações na praia, ver a decolagem mais uma vez… e é hora de levar para a água. No início, a Maria disse-me quando acelerar enquanto remava, quando era a altura certa para me levantar quando tivesse ganho velocidade suficiente na onda. É muita paciência entre esperar pela onda, remar, acelerar, levantar-se… levantar-se mal, cair. Mas é tão divertido. Em nenhum momento me senti desconfortável ou não muito seguro. No surf, é essencial aprender a ler o oceano, ver essa famosa série chegando, ver como a onda vai quebrar, se for bem feita para mim, para o meu nível. Claro que estava sob o olhar benevolente da Maria. Diverti-me muito. As ondas eram certamente “pequenas” mas suficientes para o meu nível, para me levantar várias vezes, sozinho para pegar meus “musgos” e me lançar. Foi uma experiência mágica. O surf é realmente um esporte único, que tem seus próprios códigos com a natureza, com a prancha, mas é acessível a todos. Atreve-te este Verão, faz uma aula e tenho a certeza que vais adorar!

Faça o primeiro comentário a "DICAS: COMO COMEÇAR A SURFAR?"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*