COMO APRENDER A SURFAR SOZINHO

OS PRÉ-REQUISITOS PARA APRENDER A SURFAR
Você vai começar a surfar sozinho, mas algumas preocupações permanecem: as ondas não serão muito grandes? Serei capaz de passar a rebentação? Não se preocupe, o surf é acessível para (quase) todos os perfis e gostos. No entanto, para começar com segurança, certifique-se de que todos os pré-requisitos a seguir sejam atendidos:

  • Não tem contra-indicações para o surf,
  • Estar em boa saúde e em boa forma física,
  • Não tenha medo da água,
  • Natação em piscinas e no mar
  • Estar confortável na água e nas ondas (nadar com a cabeça debaixo d’água, mergulhar e ficar alguns segundos em apnéia…)

Esses pré-requisitos são validados? Descubra o resto do artigo para começar a surfar sozinho e com segurança.

ESCOLHA O SEU EQUIPAMENTO DE SURF

Antes de ir para a água, você precisa de algum tempo para conseguir o equipamento certo. Aqui está a nossa selecção de dicas para encontrar a sua prancha, o seu fato (a não ser que surfe apenas no Verão em águas de 25 graus), a sua trela (acessório que liga o surfista à sua prancha) e a cera.

Descubra todas as nossas dicas para escolher o seu:

Escolher a prancha certa é essencial para evoluir e progredir enquanto se diverte.

Que tipo e tamanho de prancha de surf escolher?
Idealmente, comece com uma prancha de surf de espuma. Uma placa de espuma irá oferecer-lhe o volume ideal para ir na onda e acessar suas primeiras sensações de deslizamento!

A melhor maneira de aprender o básico do surf em completa segurança, e que pode ser usado por toda a família.

SEGURANÇA: ESSENCIAL PARA UM BOM COMEÇO DO SURF

OBTER INFORMAÇÕES SOBRE AS CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS

O tempo é parte integrante da vida de um surfista. Para começar bem, prefira pequenas condições com ondas inferiores a 1 metro. Não sobrestimes o teu nível. Sob demasiada pressão podes magoar-te e assustar-te. Cuidado com os horários das marés, alguns locais tornam-se muito perigosos durante a maré alta, enquanto que na maré baixa não há risco.

NUNCA SURFAR SOZINHO

Mesmo que o surf seja um esporte individual praticado em contato com a natureza, o oceano tem sempre a última palavra. Recomenda-se, portanto, a prática do surf em pequenos grupos, cuidando uns dos outros. Você aprenderá muito mais rápido observando e pedindo conselhos a outros surfistas. Nunca se esqueça que uma perda de consciência no mar pode ser fatal… Antes de saíres do surf, diz sempre a alguém próximo da tua hora de regresso e do local que escolheste.

PROTEGER-SE DAS CONDIÇÕES EXTERNAS E DOS OUTROS

No verão, com a frescura da água, há uma tendência a aumentar a duração das sessões. Nestas condições, o risco de queimaduras solares é aumentado: escolha vestuário de protecção UV ou um fato curto, complementado com protector solar. No inverno, prefira um fato completo e mais grosso para se proteger do frio. Cada estação, a sua protecção térmica.

Mais da metade dos acidentes envolve uma colisão entre a cabeça do surfista e sua prancha. Estes riscos de acidentes são tanto mais importantes quanto há pessoas na água… Usa um capacete!

TOMAR NOTA DAS REGRAS DE PRIORIDADE

Assim como o código da estrada para carros, o surf também tem suas regras para evitar colisões entre surfistas. Por exemplo, o mais famoso: o surfista que é lançado na onda, tem prioridade. Encontrará aqui todas as regras de prioridade.

TER AULAS NUM CLUBE DE SURF

Para acelerar o seu progresso, adquirir os gestos certos e, acima de tudo, evitar magoar-se, recomendamos que você faça algumas horas de aulas com um instrutor. Ele irá guiá-lo passo a passo para encontrar a posição correcta de remo, para o pôr direito e para aprender sobre os erros que não deve cometer.

APRENDER A SURFAR EM 5 PASSOS

FAMILIARIZAR-SE COM A ÁGUA E AS ONDAS

Se você nunca pisou em uma prancha de surf ou teve a oportunidade de pular nas ondas antes, recomendamos que você primeiro se familiarize com o oceano. Observe se a maré está subindo ou descendo, a direção da corrente, o tamanho das ondas,… Depois entre na água e divirta-se: mergulhe debaixo da onda, salte, nade e tente deslizar de barriga para baixo! O ideal é começar com o bodyboard para ter acesso às primeiras sensações de deslizamento, caso contrário deitar-se na parte de trás da prancha, voltar às ondas nos musgos e deixar-se deslizar. Não é fantástico?

PATETA/REGULAR: QUAL É O SEU PÉ DA FRENTE?

Tal como no skate ou no snowboard, o surf é praticado em perfil, com um pé à frente do outro. É importante saber isso antes de entrar na água, caso contrário, você prolongará desnecessariamente o seu progresso. Para conhecer o seu pé antes que nós convidamos você a consultar :

APRENDER A REMAR COM EFICIÊNCIA

Remar bem é essencial no surf e depende de dois factores, a posição da prancha e o movimento dos braços. Primeiro de tudo, deite-se no tabuleiro para que fique o mais plano possível. Evite colocar demasiado peso na parte de trás ou na frente da prancha, isto criaria resistência ao remar, ou você cairá para a frente sem sequer ter tempo para deslizar. Idealmente, deve levantar o queixo, pescoço e tronco para iluminar a frente da prancha e aumentar a sua velocidade.

Para começar a onda, você precisará ser determinado e ter apenas um objetivo: fazer um esforço curto, mas intenso, “como se sua vida dependesse disso”. Para remar bem, você precisa ter movimentos regulares, fechar os dedos e manter a mão firme. Espalhe a sua mão na água o menos possível e empurre-a vigorosamente para trás de si. Para aumentar as suas capacidades físicas e técnicas, nade regularmente na piscina, especialmente no crawl.

COMO PASSAR A BARRA PARA VOLTAR AO PICO?

Para voltar ao pico (onde as ondas estão quebrando), não tente ir diretamente para ele. Por um lado, você pode embaraçar outro surfista e, por outro lado, você pode se machucar ou se cansar. Na verdade, você vai enfrentar ondas que “quebram” ou quebram, por isso é recomendável dar a volta nesta área.

Quando uma onda quebra ou uma espuma se aproxima de si, e não é possível contornar este obstáculo, tem duas opções: manobrar pato ou tartaruga.

Com uma prancha de espuma ou uma longboard, devido ao seu alto volume, escolha a tartaruga. Sentado na prancha, cruze as pernas por baixo e segure firmemente os trilhos com as mãos para se virar. Fique nesta posição, de cabeça para baixo, até a espuma da onda passar por cima de si. Uma vez que a onda tenha passado, vire a prancha, volte para ela e rema! Com uma prancha mais curta, tente o pato. A manobra que permite ao surfista e à sua prancha passarem debaixo da onda, sem o risco de se retirarem de cada vez.

APRENDER A LEVANTAR-SE (DESCOLAR)

O último e mais difícil passo para se tornar um “verdadeiro surfista” é a decolagem que lhe permite levantar-se e começar a deslizar. Uma vez na onda, coloque as mãos na prancha ao nível do ombro. Levante a cabeça, levante o busto e estique os braços de imediato para permitir que as pernas se dobrem e se levantem. Mantenha-se dobrado, com as costas direitas e olhe sempre na direção para onde quer ir.

Bom surf!!!!!

Faça o primeiro comentário a "COMO APRENDER A SURFAR SOZINHO"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*