Como começar a praticar kitesurfing

O Kitesurf é um desporto de ação aquático, que usa, basicamente, a combinação de uma prancha e um Kite para deslizar na água, “apanhar” ondas, saltar e planar. Caracterizado pela diversão e pelo desafio que representa para um iniciante, combina caraterísticas de muitos outros desportos de ação e aventura. O Kitesurf pode ser praticado tanto no mar como em lagos, em zonas de ondulação como em áreas de mar mais calmo, existindo um único requisito, o vento.

Dentro das atividades de velejo, o Kitesurf, é sem dúvida uma das mais baratas (tendo em conta o preço do material), e tendo em conta que usa o vento como força de propulsão, a nível físico, não é necessário ser se super atlético, mas sim preparado para a atividade física.

Sendo um desporto de cariz aquático, o praticante, tem de se sentir minimamente confortável na água. Esta confiança pode ser adquirida através da prática do Kitesurf, e em muito ajuda o facto de se inscrever em aulas, pois, um instrutor qualificado e experiente vai, seguramente, transmitir-lhe o conhecimento e a confiança de que necessita para progredir de forma segura e mais rápida.

Como qualquer desporto de ação, o Kitesurf, representa um desafio, e como tal é importante ter se a noção de que uma aprendizagem acompanhada e continuada é essencial. Ter a seu lado um Instrutor, capaz de garantir segurança e de transmitir conhecimento de uma forma clara e eficaz, vai fazer toda a diferença na capacidade de aprendizagem e evolução de um iniciante neste desporto. Sem este acompanhamento poderá tornar se num perigo para as pessoas que se encontrem na água e/ou na praia.

Deverá procurar na Internet ou até mesmo diretamente em praias, ou através de outros praticantes, o contacto com Instrutores/Escolas, que lhe vão aconselhar como deverá começar a prática deste desporto. Existem cursos inseridos num contexto de “camp”, partilhando assim diretamente, e diáriamente, a sua experiência com outros iniciantes no Kitesurf.

O facto de ter aulas acompanhadas, seja num contexto de Escola e/ou por um Instrutor particular, tem também o benefício de, na maior parte dos casos, não necessitar de material próprio. A escolha do material, é feita tendo em conta as condições ambientais (vento, marés, etc) e do local (praia, lago, etc), e mais uma vez um instrutor tem o conhecimento para tal.

A aprendizagem do Kitesurf é geralmente dividido em 3 componentes: voar/controlar o Kite em terra/na praia; voar/controlar o Kite na água; e por fim deslizar em pé na prancha usando o kite como propulsão.

Outros elementos, igualmente importantes na aprendizagem deste desporto são:

  • Segurança e Condições do Local;
  • Avaliar as condicionantes ambientais como vento (presença de rajadas, direção, força), marés, e como escolher o material;
  • Aprender técnicas básicas, subida e descida da prancha, tais como preparação e arrumo adequado do material, e como manter o material sempre em boas condições;
  • Comportamento dentro de água. A confiança vai ditar, na maior parte dos casos, a capacidade de evoluir mais rápido ou não, e é também um dos principais requisitos para começar a praticar este desporto sem aulas (ou apoio de um instrutor). Se começou a praticar num contexto de aulas, o aval do instrutor, é, sem dúvida, o melhor sinal de que poderá começar a praticar este desporto com a confiança de que tem o conhecimento e a prática necessária para faze-lo em segurança. Ter o seu próprio material, ajustado a si e às suas necessidades, é, muitas vezes, a diferença entre uma prática continuada ou de desistir após algumas sessões. É também muito importante para a sua evolução neste desporto, e saber em que condições se encontra o material que usa, é também zelar pela sua segurança. Equipamentos para iniciante:
  • Kite — o tamanho depende da força do vento;
  • Barra e linhas — devem ser adequadas ao kite;
  • Prancha — Maiores para Iniciantes;
  • Trapézio — sendo os de assento melhores para iniciantes;
  • Faca e Leash;
  • Um colete de flutuação;
  • Capacete — próprio para kitesurf;
  • Fato de neoprene — dependendo da temperatura da água.

Aqui podes comprar material de Kitesurf a um excelente preço.

Faça o primeiro comentário a "Como começar a praticar kitesurfing"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*